Congresso da Abrasel incentiva empreendedorismo no setor de gastronomia

Presente à abertura do evento, o ministro interino do Turismo destacou a importância do segmento para a boa avaliação dos destinos nacionais 

Por André Martins

Ministro Alberto Alves na abertura do 28º Congresso Nacional da Abrasel. Crédito: Paulino Menezes
Ministro Alberto Alves na abertura do 28º Congresso Nacional da Abrasel. Crédito: Paulino Menezes

 

A importância da gastronomia para boas experiências de viagem foi um dos principais pontos abordados pelo ministro interino do Turismo, Alberto Alves, ao participar da abertura do 28º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes nesta terça-feira, em Brasília.

A uma plateia de empresários, chefs e autoridades no maior evento nacional de alimentação fora do lar, Alves lembrou que, na Copa de 2014, mais de 90% dos brasileiros e estrangeiros consideraram positivos os serviços oferecidos na área. A expectativa, afirmou o ministro, é que a avaliação positiva se repita agora nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os resultados da pesquisa com turistas da Olimpíada serão divulgados nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro.

Durante a abertura do Congresso, o ministro ressaltou, ainda, que a qualidade dos cardápios e o bom atendimento ajudam a influenciar a decisão de retorno do turista. “Quantas vezes não pensamos em voltar a um destino para saborear aquele prato que, só de pensar, dá água na boca? Vocês cuidam de um dos principais cartões de visita dos nossos destinos”, enfatizou.

A importância da qualificação profissional também foi abordada por Alberto Alves, que citou os esforços no sentido de aprimorar estratégias neste sentido. Ele enalteceu o potencial do setor gastronômico de gerar empregos e destacou a atenção do governo federal a questões que possibilitem a ampliação de ocupações no segmento, como o trabalho intermitente.

O CONGRESSO – Com o tema ‘Potência em Transformação’, o evento reunirá até esta quinta-feira (18), no IESB, grandes nomes em palestras e aulas-shows, como a empresária Luiza Trajano e a chef Mara Alcamim. O objetivo é despertar lideranças e incentivar o empreendedorismo no segmento.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, apontou a chance de avanços no setor. “Estamos vivendo um momento de transformação e oportunidades, e acreditamos que um bom caminho para crescermos seja facilitar o empreender. Vamos discutir e encontrar caminhos para fazer essa mudança acontecer”, observou Solmucci.

A abertura do evento contou ainda com as presenças do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinicius Lages; do presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio e Serviços, deputado Rogério Marinho, e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, entre outras autoridades.

NÚMEROS DO SETOR – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Abrasel estima que, atualmente, o setor represente 2,7% do PIB brasileiro. O segmento contribui com 1,5 milhão de empregos formais, o que representa quase 50% da força de trabalho do turismo.

De acordo com a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, a gastronomia figura entre os serviços turísticos mais bem avaliados por estrangeiros que vieram ao país em 2015. O segmento obteve 95,7% de avaliação positiva, perdendo apenas para a hospitalidade, com 97,7%.

A gastronomia brasileira é destaque na Casa Brasil, um espaço do governo federal no Píer Mauá do Rio de Janeiro voltado à promoção de atrativos nacionais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em exposições articuladas pelo Ministério do Turismo, os estados apresentam o melhor da culinária regional, com degustações de pratos típicos e bebidas, como vinhos, cachaças e cervejas.

Serviço
28º Congresso Nacional da Abrasel
Data: 17 e 18 de agosto | Horário: 10h às 21h30
Local: IESB Asa Sul – Brasília/DF
Informações e inscrições: www.congressoabrasel.com.br

FONTE: http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=7035

Posted by | View Post | View Group
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: